Autores: Pedro Péricles Ribeiro Baptista, Davi Gabriel Bellan, Felipe Augusto Ribeiro Batista
O condroma é tumor benigno, formador de cartilagem que afeta principalmente os ossos curtos das mãos e dos pés (fig. 18). Pode ocorrer como lesão solitária ou afetar vários ossos, caracterizando a encondromatose.
A encondromatose unilateral é uma discondroplasia conhecida como doença de Ollier (fig.19a; 19b; 19c). A Síndrome de Maffucci é caracterizada por encondromas múltiplos associados a hemangiomas.
O encondroma pode ocorrer ocasionalmente nos ossos longos (principalmente fêmur distal (fig. 20), úmero proximal e tíbia. Nessas localizações faz diagnóstico diferencial com infarto ósseo (geralmente indolor, achado radiográfico) e com o condrossarcoma central (sintomático, que erode a cortical interna do osso). Nesta situação o diagnóstico histológico entre condroma e condrossarcoma grau I é muito difícil. É preferível observar clínicamente e radiograficamente, comparando as imagens, antes de se adotar qualquer procedimento. O comportamento clínico e radiográfico da lesão é que deve orientar a conduta.
O condroma radiograficamente apresenta-se como lesão de rarefação, às vezes com focos de calcificação e podendo causar alguma deformidade.
O tratamento do condroma é a curetagem da lesão e colocação de enxerto se necessário. Quando ocorre na superfície externa dos ossos é chamado de condroma justa-cortical e deve ser tratado cirurgicamente por ressecção parietal (fig. 21).
_____________________________________________
Autor : Prof. Dr. Pedro Péricles Ribeiro Baptista
Oncocirurgia Ortopédica do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho
Consultório: Rua General Jardim, 846 – 41 – CEP: 01223-010 Higienópolis São Paulo – S.P.
Fone: +55 11 3231-4638 Cel: +55 11 99863-5577 Email: pedro@oncocirurgia.com
_______________________________________________